Bem-vindos a este espaço de partilha de todos para todos

segunda-feira, 19 de março de 2018

A Força ou dito de outra forma A Coragem



A FORÇA

" A pergunta que faço a todo homem, mulher ou criança que esteja em treinamento físico, moral ou espiritual, é a seguinte:
- Você é forte? Você se sente forte?
- Porque eu sei que apenas a Verdade produz força. Sei que apenas a Verdade produz vida. Nada nos tornará fortes a não ser que nos encaminhemos na direcção da Realidade e, ninguém alcançará a Verdade, enquanto não se fizer forte. Por conseguinte, qualquer sistema que enfraqueça a mente e nos torne supersticiosos, desanimados e que nos faça desejar toda a sorte de insensatas impossibilidades, mistérios e crendices, não é do meu agrado, porque seus efeitos são perigosos. Tais sistemas nunca trazem qualquer bem; criam uma mente mórbida, enfraquecendo-a e debilitando-a a tal ponto que, com a passar do tempo, torna-se quase impossível aceitar a Verdade, ou viver de acordo com ela.
Força, portanto, é o requisito mais necessário. Força é o remédio para a enfermidade do mundo. Força é o remédio que os pobres devem tomar quando explorados pelos ricos. Força é o remédio que o ignorante deve tomar quando oprimido pelos que têm erudição; e é o remédio que os pecadores devem tomar, quando tiranizados por outros pecadores, Nada propicia tanta força quanto esta ideia de monismo. Nada nos faz trabalhar tão bem, em consonância com o que somos de melhor e mais nobre, como quando a responsabilidade é lançada sobre nós." 
Swami Vivakananda
Como comentário, e, porventura, ferindo a sensibilidade de alguns, permitam-me que vos diga que concordo totalmente com o que Vivekananda diz. Só com força interior somos capazes de trilhar o nosso caminho e aceitar as responsabilidades do mesmo. Só essa força nos dá o sentimento de que quem faz o nosso destino somos nós, que não precisamos de "consultar" as estrelas, de cursos de motivação, de cursos que nos dizem como devemos ser e pensar, alijando totalmente a responsabilidade que devia estar nos nossos ombros, de ter que saber o que fazer e como fazer, sem medos, com a total noção do que somos e do que podemos, sem ser necessário que outros nos digam isso. O ser humano está, sabiamente, diga-se, a ser influenciado no sentido de se ver fraco, dependente e completamente necessitado de ajuda externa para tomar as suas decisões, caminhos, ideais e, tudo isto se tornou um grande negócio.
Somos fracos porque permitimos, porque não queremos ter coragem e isso torna-nos cobardes. E a pessoa que é cobarde, não é de confiança, nem para si mesmo, nem para os outros e, assim se vai destruindo a sociedade. Vamos continuando a procurar fora de nós o que temos no nosso interior!
Aquele que é forte, gere o seu destino, toma-o nas suas mãos e, em bons ou maus momentos segura nas suas mãos o leme do seu barco, por muito alterosas que as ondas sejam. Não procura conhecer o seu futuro porque está cá, com a sua força interior, para o enfrentar... Domina o seu ser, as suas emoções e pensamentos, não cultivando no seu interior a imagem do fraco, infeliz ou dependente. Sabe que depende de si, da sua vontade e força interior e da ajuda que Deus lhe quiser dar. Resta-lhe trabalhar para a merecer. Não digam que não têm conhecimento, que Deus não lho deu. Já semearam para colher? Já trabalharam para ter esse conhecimento? Já se aperfeiçoaram interiormente?
Não... porque isso exige força e determinação interior!

Eu sei... alguns falarão e o Amor? Não é importante? É só a força?
Não meus amigos. É claro que o Amor é essencial. Mas, se quereis vivenciar o verdadeiro Amor, tereis que ter força para o alcançar e não vacilar perante as investidas da personalidade que o tenta contrariar. Tereis que ser fortes para suportar o que esse Amor exige de vós, para o viver em pleno!
E, a Divindade nunca apreciou os "mornos", os fracos, os que têm medo do rigor da Vida e que assim, se negam ao crescimento.
Como diz a antiga divisa:
Querer, ousar, saber e calar!


Carlos Paula


Sem comentários:

Enviar um comentário

Seja Bem-Vindo