Bem-vindos a este espaço de partilha de todos para todos

quarta-feira, 16 de maio de 2018

O Peso da Liberdade




O Peso da Liberdade

"Aquilo que não é consequência de uma escolha não pode ser considerado nem mérito nem fracasso", a leveza decorre de uma vida levada sob o tecto da liberdade descomprometida, no entanto, a leveza despe a vida de seu sentido. O peso do comprometimento é uma âncora
que finca a vida a uma razão de ser, qualquer uma que se constrói .

(Milan Kundera) em A Insustentável Leveza do Ser



Quiçá possamos hoje, dirigir a nossa reflexão para o autêntico conceito da liberdade seja numa vertente ético-social, seja na vertente dos relacionamentos, ou nas escolhas pessoais, que no cômputo da vida acabam interligadas. Mais ainda, colocar estacas de sustentação à nossa definição de liberdade e ao “peso” da mesma.
Sendo que a construção da liberdade é individual, mas, inseridos que somos numa sociedade com direitos e deveres, (estes quase sempre esquecidos) liberdade não se coaduna com posturas narcisísticas e imaturas.
As suas fundações são a veracidade, o humanismo, o respeito. Já a expressão da mesma, só pode ser vivida onde não exista o medo, e onde prevaleçam a educação, a cultura, e o conhecimento metafísico. Sem estas pedras basilares, não é possível conhecer o rosto da plena e verídica liberdade.
- Liberdade, é o dizer não à invasão da informação manipulada e manipulativa (quase toda ela) que invade os lares, que desestrutura as mentes em formação, que inocula os venenos do consumismo, e estabelece uma urdidura ao critério individual (robotização)
- Liberdade, é o reconhecimento dessa mesma manipulação pelas substâncias viciantes, e negar-se a ser mais um número nas estatísticas
- Liberdade, é a percepção genuína e aplicada na interacção do dia-a-dia, da valorização do ser humano pelo que ele é, e não pelo que ele tem.
- Liberdade é o autoconhecimento,  de forma, a que cada um perceba que tem na sua vida o que ele próprio permite, e de que nada nem ninguém nos pode dar, ou tirar, a liberdade consciencial.
- Liberdade, é a responsabilidade lúcida de cada atitude para com o nosso crescimento individual, e de que este, se entretece com todos os que nos rodeiam.
Outro aspecto onde o substantivo liberdade é frequentemente utilizado, é no plano dos relacionamentos afectivos.
Os compromissos no casal e na família não devem ser pesos nem sentenças, mas o coagulante das razões do existir na senda individual, pelo usufruto duma verídica liberdade. Também neste campo:
- Liberdade, é não seguir a corrente dos modismos na libertinagem (muito confundida com liberdade).
- Liberdade, é a lucidez de contornar o flerte ocasional, carícia do ego vaidoso e decadente, que empobrece a promissora luz de cada um.
- Liberdade, é a nobre coragem de olhar o compromisso pela sua melhor vertente e dele fazer estrela presente, ou cadente, mas sempre, com a gratidão amorosa para com os passos que nos transportam nas sendas da vida.

Que a vera liberdade e o desprendimento sejam em nós, como a vemos nas avezinhas do Céu.


A.


  

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seja Bem-Vindo